16 de março de 2012

Exercício de Cheirar Consciente

Olá, pessoal... como estão?!?!

Hoje eu quero compartilhar uma atividade do meu curso de perfumaria... que eu até mencionei no post anterior... que é a atividade de cheirar conscientemente!!!

Eu descrevi todos os cheiros que senti durante um dia da semana passada!!!

Parece difícil e complicado... mas é bem interessante... e eu quero fazer um desafio para que vocês façam o mesmo... descrevam todos os cheiros que sentirem durante o dia e compartilhem comigo... quero muito ler!!!

Esse foi o meu dia:




"Acordei sentindo toda uma mistura de cheiros nos travesseiros que dividem a cama comigo!!! Claro, tem o cheiro de pele... do couro cabeludo que atritou com a fronha do travesseiro e do corpo que deixou-se enrolar em lençóis, travesseiros e edredom... mas, junto, vem os resquícios dos perfumes usados para dormir... um hábito que não "largo mão"!!! No caso, sinto pistas da flor de nectarina, fresca e almiscarada, em um travesseiro... ylang-ylang e baunilha, doces e cremosos, no outro... e o doce balsâmico do ambar-cinzento por todo lado... memória do perfume da noite passada: Eau des Merveilles!!!
Sigo pro banheiro... sinto o frescor da água gelada... combinado à refrescância do cheiro da menta do creme dental!!! O gel de cabelo também tem um aroma fresco, porém artificial, de maçã verde!!! Pra englobar tudo isso, aperto o aromatizador de ambientes para liberar seu aroma doce, amadeirado e levemente herbal de lavanda que, apesar de ser sintético, apresenta uma notável melhor qualidade que a maioria das marcas de produtos dessa categoria!!!
Hora de sair do quarto... quase um "casulo" de cheiros tão meus!!! Visto minhas roupas, que têm um aroma doce e frutado de flor de cerejeira... que me faz lembrar dos suquinhos em pó cheios de aromatizantes que eu tomava quando era pequeno... Dou umas espirradas de um perfume cítrico... hum... limão, laranja-azeda, petitgrain, gálbano, lavanda e madeiras... delícia... e pronto!!! Nariz pro mundo!!!
No elevador, sinto o cheiro de algum produto de limpeza!!! Talvez seja algum desodorizador... com um cheiro que me lembra pinho e citronella!!!
Entrando no carro, sinto uma mistura de cheiro de plástico... cheiro de carro novo (mesmo que o meu não seja!) e, ao mesmo tempo, cheiro de tecido molhado... talvez mofo... vindo do ar condicionado!!! Também consigo detectar  um aroma frutado, meio floral... provavelmente, resquício de algum perfume usado anteriormente!!! Misteriosamente, a chave do meu carro cheira detergente de maçã vermelha!!!
Na rua, o vento fraco traz o cheiro de gasolina... fumaça... ferro fundido... aliás, cheiro de metal fundido é um dos cheiros que marcaram minha infância!!! Ferro fundido com plástico queimado!!! Acho que me marcaram porque, segundo meus pais, quando eu era pequeno, eu adorava brincar com eletrodomésticos!!! Gostava de ligá-los na tomada... fazê-los funcionar... desmontar suas peças!!! Hahaha na verdade, eu até tenho algumas memórias primitivas disso!!!
Depois, uma passada rápida no McDonald's para um almoço!!! Uma mistura de sabores e aromas... tudo envolvido com cheiro de gordura que, na hora da fome, cheira tãooo atraente... mas, logo depois, tem cheiro de "consciência pesada"!!!
O refrigerante de cola... com seu cheiro de laranja e limão com pistas de canela e especiarias... o apetitoso hamburguer com cheiro salgado do bacon e o doce e herbal da cebola... com o molho barbecue... doce... apimentado... esfumaçado... e ainda o aroma doce e reconfortante do sorvete de baunilha!!!
Importante falar do cheiro levemente doce... amadeirado e almiscarado das embalagens de papelão!!!
De volta à minha casa, espirro um pouco de um spray de ambientes com notas florais do jasmim... com um pouco do picante do gengibre!!! As essências são artificiais... e cheiram como tais... mas tudo bem!!!
Ainda com sede, pego um outro refrigerante para beber... numa garrafa especial... na verdade, antiga... como as famosas "tubaínas"!!! O aroma é doce e convidativo... guaraná doce como tuti-frutti!!! O gosto não nega o cheiro!!!
Pra passear lá embaixo, no condomínio, passo um perfume cítrico pra refrescar o final de uma tarde escaldante!!! Limão... bergamota... tangerina... grapefruit... manjericão... menta... tão energéticos... tão refrescantes!!!
Agora, me dedicar um pouco à leitura dos meus livros de perfumes!!! No caso, relendo o "Essências e Alquimia" da Mandy Aftel... que está com um cheiro delicioso de chá... de madeira de eucalipto... me fazendo lembrar dos dias passados na piscina do clube, cercada por pinheiros e árvores de eucalipto, quando eu era pequeno... Huuummm...
Uma visita à minha amiga Ana... minha vizinha!!! A Ana é uma amante das fragrâncias gourmands... das extremamente doces!!! Então... ela cheira assim... sua casa cheira assim... inconfundível!!! Posso sentir o cheiro do aromatizador do banheiro dela a quase 10 metros de distância... ainda do hall !!! Uma mistura de atrevidas frutas vermelhas... com sensuais flores brancas... numa deliciosa base de baunilha e caramelo... e um toque almiscarado!!! Esse cheiro combina com ela... extrovertida e romântica!!!
De volta à minha casa, é hora de comer algo!!! Uma salada para equilibrar o "exagero" da tarde!!! Folhas verdes e frescas... um molho de cheiro forte de queijo... com um toque cítrico do limão siciliano e, o meu favorito: TOMATES... o cheiro verde, terroso, quente, herbal e meio picante... principalmente das folhas!!! Aliás... o cheiro do tomate é tão encorpado que seria capaz de me fazer lembrar mais de um "animal" do que de uma planta!!!
O jantar é acompanhado pela tubaína novamente... guaraná... fresco, doce e alegre!!!
Agora, um descanso para ver T.V. ... deitado na poltrona de couro sintético!!! Quem dera fosse cheiro de couro verdadeiro... que eu adoro!!! Mas, em vez disso,  tenho o cheiro meio de plástico... borracha... com cheiro do papel de parede que tinha na minha casa quando eu era pequeno!!! Um cheiro que me faz lembrar de madeira... coisa antiga...
O cheiro de terra molhada... o cheiro de chuva... vem pelo ar até minhas narinas e eu vou pra sacada pra apreciar a garoa rápida... nem deu pra refrescar direito!!!
Aproveito para cheirar as cortinas... que talvez tenham um dos cheiros mais surpreendentes do dia!!! Algumas partes cheiram à erva-mate!!! Outras, uma mistura de palha de arroz e polpa de tamarindo!!! E ainda pude sentir o cheiro de fumaça em alguns lugares!!! Que estranho!!!
Na hora do banho, uma explosão de aromas!!! Começa com o xampu com cheiro de lavanda meio amadeirada!!! Depois, o condicionador meio floral... que me fez lembrar daquelas bonequinhas de cabelo colorido das crianças!!! O sabonete para o rosto com aroma de lima-limão... e para o corpo com aroma de ylang-ylang!!! Nossa!!! Que mistura!!! E ainda tinha a embalagem vazia de um xampu... que dizia ser de aveia e mel... mas seu cheiro se resumia a uma boooa essência culinária de baunilha!!! A toalha tem aroma de flores... e seca meu corpo para que seja, então, envolvido por uma nuvem de desodorante floral e atalcado!!! Será que eu poderia comparar esse aroma à pulvurulenta íris?!?
Escovo os dentes novamente... creme dental de menta!!! Passo um creme sem enxágue no cabelo... com um delicioso cheiro de côco... tão tipicamente tropical... e então corro para os meus perfumes... hoje, ansiando pelo conforto... pela auto-estima que só as rosas poderiam me dar agora!!!
Várias espirradas dessa mistura de rosa damascena, pêra, cassis, hibisco, violeta, jasmim e ambretta... e eu posso engatinhar pelos lençóis... de volta para o meu ninho de aconchego... para adicionar estas minhas rosas à flor de nectarina, ao ylang-ylang, à baunilha, ao âmbar-cinzento...
E amanhã  é outra história!!!"

10 comentários:

  1. Que dia delicioso, farto, um banquete! O nariz saciado tanto quanto o estômago!!
    Adorei, uma leitura reconfortante, me senti abraçada!! É assim que se vive intensamente :)

    Maria Angélica Maia

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh... que comentário mais carinhoso, Angélica!!!

    Que bom que gostou!!!

    Quero que se proponha a fazer isso qualquer dia desses!!!

    Estou certo de que também vou adorar ler a descrição olfativa de um dia seu!!! ;)

    Beijo grande :***

    ResponderExcluir
  3. Tá!! Vou até anotar num caderninho, os cheiros mais marcantes de hj (isso é apenas um pequeno treino) foi café passado (acordei tarde), Pão requentado, as notas de frangipani do Holi -Kenzo que estou usando atualmente, cheiro do metrô parisiense (não é fedido, mas o ar é pesado, resultado de um aglomerado de pessoas e do atrito nos trilhos na hora da freada), Cheiro de frio, aquele cheiro úmido que comprime as vias respiratórias, cheiro de chuva igualmente fria, cheiro de carpete empoeirado, café e chocolate, atum e croissant do bistrozinho, de roupa de cama trocada, de manteiga derretida e meu óleo de banho de amêndoas e baunilha...

    ResponderExcluir
  4. Ih enviei sem querer! Bom depois vem a versão revista e ampliada esse foi apenas um ensaio

    ResponderExcluir
  5. Hummm acho que realmente está na hora de você fazer a oficina e seus sprays passarem a ser de óleos essenciais em vez dos sintéticos.... vou resolver isso o mais breve possível!!!!!!!!!!!!!!
    rs

    Cecilia
    c

    ResponderExcluir
  6. Angélica... sua descrição foi ótimaaaaaaaaaa!!!

    Mal posso esperar para ler a descrição completa!!! E é isso mesmo que você fez... temos de cheirar TU-DO!!! Não só plantas ou comida... mas tudo!!! Nossas mãos... objetos pessoais... mesas... cadeiras... tudooo!!! Hehehehe

    Ciça... você tem razão!!! Mas esse spray pro banheiro tem um aroma de lavanda com uma qualidade reconhecidamente melhor!!! Bem próximo da boaaaaaaa lavandinha francesa!!! ;)

    Beijos :***

    ResponderExcluir
  7. Gui manda a marca dele para mim?

    Do Spray de lavanda..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciça... é da marca NO AR... da Bombril!!!

      São aqueles de colocar no banheiro... e o nome é LAVANDA RETRÔ !!!

      Tem alguma coisa falando que são cheiros inspirados na perfumaria fina!!!

      Aqui, vi de lavanda (a embalagem tem uns tons de roxo mais escuro) e de jasmim (tom preto)!!!

      Essa lavanda, não tem aquela coisa mais herbal do óleo essencial, por exemplo!!!

      Ela é como se fosse mais madeira... amadeirada e um toque mais doce... talvez baunilha!!!

      Fica uma lavanda meio diferente... mais encorpada!!!

      Eu gostei!!! ;)

      Excluir
  8. Conforme combinado, lá vai...acordei com cheiro de café vindo da sala...ristretto da Nespresso, meu favorito, forte, quase ardido. Pão de ontem fatiado, enfiei o nariz na geleia de ruibarbo, cítrico e doce, combina com a cor magenta...no banho novamente amêndoas e baunilha do óleo, shampoo de angélica com gerânio, condicionador com cheiro de mel...borracha queimada no metro, como sempre. Café inusitado, alguém entrou com um copo gigante da Starbucks. Fragonard, muitas fragrâncias misturadas, eu contribuo para o cuscuz marroquino borrifando um pouco de muitos perfumes no ar, mas agora tenho certeza: vou levar outro Capucine, tamanho GG. E voilá, chá verde, rosa, jarmin num fundo de musk...pra mim tem cheiro de confeitaria, de macaron de rosas, mais especificamente. É igual. Hora do almoço. Salada com creme azedo e alecrim. O alecrim prepondera, junto com o vinagre balsâmico. Hora do café! Noz moscada, cacau e canela polvilhados...Chocolate com recheio de...creme de limão...agora não sei se tem gosto do cheiro ou o cheiro do gosto, só sei que me sinto mole...meu hidratante acabou então fui comprar outro...manga com papaia, tem cheiro de sorvete. Jantei Pringles, que horror...ao abrir o pote ouvi aquele barulhinho: pluf! E subiu aquela friturinha salgada que amamos...mais um macaron,desta vez de caramelo com uma pitada de sal, e termino o dia com este aroma doce nas narinas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica... ADOREI!!!

      Tá vendo como é legal?!?!

      Na verdade, isso é uma prática que deve ser diária!!!

      Tente FAREJAR o mundo!!!

      Sabe... acordooou... e já bota o nariz pra funcionar!!! Esteja consciente do que você cheira... em casa, na rua...

      Sei lá... mas acho que meu olfato tem ficado cada vez mais apurado...

      A gente começa a sentir e identificar cheiros de looongeee!!! Hehehehe

      Beijos

      Excluir