16 de março de 2012

Água de Inácia

Inácia é minha mãe... linda... por dentro e por fora!!! Forte, lutadora e, ao mesmo tempo, sensível, delicada e amorosa!!! Realmente, ela é ÚNICA!!!

Nessa minha aventura em perfumaria (estou estudando na Natural Perfume Academy), tenho descoberto um mundo novo através de um sentido tão subestimado pelo homem de hoje: o OLFATO!!!

Sem dúvidas, até agora, o que mais me chamou a atenção no curso foi a "reprogramação" do nosso olfato... para que passemos a cheirar as coisas... o mundo... de uma forma mais CONSCIENTE... deixando de sermos meros... "cheiradores"!!!

Isso faz todo o sentido!!! Afinal, quando o homem passou de quadrúpede para bípede, o olfato deixou te ser tão importante!!! Seu papel foi "substituído" pelo sentido da VISÃO, que passou a ser essencial para a sobrevivência dos nossos antepassados!!!

Hoje, ainda podemos ter um olfato bem devenvolvido!!! Mas, para isso, precisamos treiná-lo!!! E cheirar o mundo conscientemente... prestando atenção em tudo que pudermos... é um dos principais caminhos!!!

Mas enfim... muito blá blá blá pra chegar na parte que realmente interessa!!!

Para presentear minha mãe, tenho tentado criar uma fórmula (mesmo que eu ainda não tenha a competência necessária pra isso) baseada na sua essência favorita: NÉROLI (flor de laranjeira) !!!




Ainda tenho minhas memórias de, durante a infância, sair correndo pelo quintal da casa da minha avó em Floreal, no interior de São Paulo (aliás... "Água de Floreal" era outro nome que eu tinha em mente), e descansar debaixo da laranjeira que ela tinha por lá!!! Me lembro de esfregar aquelas pequenas flores brancas na pele, na tentativa de obter seu perfume... e também dizia que, um dia, teria um perfume com aquele cheiro!!! Claro que, como quase toda criança, também tentei fazer um "perfume" colocando as flores num vidrinho com água... mas sem muito sucesso!!!

O óleo essencial de néroli é um dos mais caros e requintados do planeta... e precisa de cerca de 2 toneladas (DOIS MIL QUILOS) de flor para obter 1 kg (isso mesmo, só UM! ) de óleo essencial!!! Toda essa quantidade explica bem o valor pago por essa preciosidade!!!

Aliás, segundo o site http://oleosessenciais.org/ , a lenda conta que o termo “néroli”, usado para designar a flor da laranjeira, surgiu no século XVII devido a paixão de Marie-Anne de la Trémoille pelo aroma dessa flor. Marie-Anne, naquela época, era a princesa da “cidade de Nerola” e sempre perfumava suas luvas com essa doce e deliciosa fragrância. Com o tempo, as pessoas começaram a associar a flor à jovem princesa, o que resultou nessa troca de nomes que hoje conhecemos.

Na aromaterapia, tem efeito antidepressivo, afrodisíaco, sedativo... usado nos casos de insônia, estresse, problemas sexuais, entre outros... além de propriedades bactericidas, fungicidas e emolientes, ajudando nos casos de manchas e acne na pele.

A flor é muito delicada e, segundo o livro "Essências e Alquimia", da Mandy Aftel, deve ser colhida num dia cálido e ensolarado, quando as flores estão COMEÇANDO a desabrochar, já que botões fechados acabam adquirindo uma nota "verde" que caracteriza um óleo de qualidade inferior!!!

Minha mãe é A-PAI-XO-NA-DA pelo seu aroma!!! Qualquer perfume que realce o néroli irá agradá-la, já que é uma fã de fragrâncias frescas, cítricas, não muito doces!!!

Já eu sou apaixonado por TUDO da árvore!!! Pelos óleos essencias da casca da laranja (doce ou amarga), das folhas e galhos verdes (chamado Petitgrain) e, claro, pelo óleo das flores!!!

Quando estou fazendo meus exercícios... minhas experiências... tenho que me conter porque sempre quero colocar esses cítricos juntos... principalmente o petitgrain... que tem esse aroma mais verde, fresco, meio amadeirado com um toque herbáceo... é como se ele dissesse: "Vem... me pega... quero ser usado nesse perfume... me usa... me usa!!!" Hahahahahaha

Até agora, meu projeto "Água de Inácia" tem sido uma mistura de laranja-azeda, tangerina, bergamota, petitgrain, petitgrain de limão-china, lavanda, néroli, rosa, benjoim e musgo de carvalho!!!

Agora, ele está ali, descansando dentro do freezer para que seus óleos se misturem e, com sorte, dentro de alguns dias estará com um aroma cítrico... fresco... sobre uma base mais docinha!!! Bom... assim eu espero!!!

E claro que volto pra contar!!! ;)

Como um "plus", compartilho fotos de dois dos meus perfumes favoritos com o tema da flor de laranjeira!!!

Annick Goutal, Néroli:




Jo Malone, Orange Blossom:





Beijos e abraços


Gui :)

2 comentários:

  1. Gui.. adorei.. olha, esse Neroli ai é maravilhoso..rs.. culpa sua eu conhece-lo!!!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehehehe ele é ótimo mesmo, né, Ciça?!?! Ele é mais seco... meio amadeirado!!! Acho que um perfume de néroli tem que ser assim... pra que a natureza seca e cítrica do néroli possa brilhar!!!

    Agora... dizem que o absoluto de flor de laranjeira é bem diferente!!! É beeem forteee... voluptuoso... intoxicante!!! Aí já deve combinar numa mistura mais doce... mais oriental... misteriosa!!!

    Não vejo a hora de cheirar esse absoluto!!! Hum Hum Hum !!! hehehe

    Obrigado por visitar o blog!!! Vou ver se consigo fazer um link pro seu!!!

    Beijãooo :**

    ResponderExcluir